Super Power

Super Power

Faça algo importante por você mesmo: busque o autocontrole. Este é, realmente, o “super power” que pode mudar a tua vida. Muitos sonham com os poderes-fantasia dos super-heróis, mas não buscam esse super poder real que está ao alcance dos seres humanos “comuns”.

“Quem não tem autocontrole é como uma casa com as portas e janelas caídas.” (Pv 25.28 BLC).

Apesar de ser fruto (resultado) do Espírito Santo (Gl 5.23), essa característica não acontece de forma automática. Tem que ter trabalho diário e incansável para conseguir resultados satisfatórios. Quem tem autocontrole tem um diferencial poderoso em todas as áreas da vida, seja profissional, sentimental, espiritual ou nos relacionamentos interpessoais.

Autocontrole (domínio próprio) é a capacidade de você controlar e administrar os teus pensamentos (o que você imagina e projeta), as tuas ações (o que você faz) e as tuas emoções (o que você sente). Também significa, claro, estar no controle durante as tuas interações com outras pessoas.

Pessoas com autocontrole sabem exatamente o que estão sentindo e o que significam suas emoções e, mais ainda, como essas suas emoções podem afetar as outras pessoas.

Dica matadora

É fácil ter autocontrole? Claro que não! Mas você tem que fazer alguma coisa para, pelo menos, começar a melhorar nessa área.

Por isso, aqui vai a minha “dica matadora” (apenas uma!) para você potencializar o teu auto controle. É uma dica muito simples, mas muito poderosa! Experimente fazer. Não despreze o poder dela somente porque é simples.

A dica que eu te dou é:

TOME DECISÕES ANTECIPADAMENTE.

Isso mesmo! Antecipe algumas decisões que você quer tomar na vida e escreva-as em um papel ou num arquivo no computador onde você possa consultar sempre que der.

Aqui vão alguns exemplos:

  • Decida antecipadamente como você quer gastar teu tempo “livre”.
    • Talvez você não possa controlar o teu tempo no trabalho ou na atividade que exerce prestando serviço para alguém ou para alguma empresa.
    • Com certeza você pode, porém, definir ANTECIPADAMENTE, que vai gastar teu tempo “livre” buscando conhecimento através da leitura de bons livros, ou através da prática de exercícios físicos ou dedicando-se à família ou, ainda, tudo isso junto e algo mais. VOCÊ DECIDE!
    • Uma boa decisão tomada antecipadamente vai te afastar da TV (das novelas, dos noticiários inúteis e dos “Big Brothers” da vida), das conversas furadas e daquilo que rouba o teu tempo. Você simplesmente, sem esforço, pede licença para tudo e “sai”. Auto controle.
  • Decida antecipadamente com quem você realmente quer se relacionar.
    • Talvez você não possa decidir com quem você quer trabalhar.
    • Com certeza você pode, porém, definir ANTECIPADAMENTE os valores que espera numa pessoa com quem pretende conviver seja numa amizade, num casamento ou em outro relacionamento qualquer.
    • Se a pessoa perto de você não tem os valores que você já decidiu antecipadamente que deve ter para poder fazer parte do teu relacionamento, simplesmente se afaste ANTES de aquele relacionamento se tornar emocionalmente forte, antes que a situação desafie o teu auto controle por qualquer razão.
  • Decida antecipadamente como serão as tuas comunicações.
    • Talvez você não possa decidir o que você vai ouvir em cada minuto do teu dia.
    • Com certeza você pode, porém, definir ANTECIPADAMENTE aqueles assuntos sobre os quais pretende falar e conversar.
    • Se você tiver decidido ANTECIPADAMENTE a ser positivo, assertivo e construtivo, vai perceber imediatamente quando sair da rota ou, na pior das hipóteses, vai perceber depois quando analisar como foi o teu dia. Isso permitirá novo engajamento para o dia seguinte. Auto controle. Bum! Um tiro nas fofocas, nas conversas negativas e piadinhas sem sentido.
  • Decida antecipadamente pelo quê você vai lutar e dar a vida.
    • Talvez você não possa mudar o mundo inteiro ao teu redor.
    • Com certeza você pode, porém, definir ANTECIPADAMENTE pelo quê pretende lutar, quais valores praticar e em quais atividades pretende se envolver e se aprimorar.
    • Você pode decidir antecipadamente o teu comprometimento com a tua vida financeira, com os teus relacionamentos, com a tua educação, com a Igreja e ministérios, com teu trabalho, com tua comunidade e assim por diante. Auto controle. Aquilo com o que você não está comprometido não vale o teu estresse.

Estes são apenas alguns exemplos.

Busque o auto controle. Enquanto a maioria das pessoas simplesmente REAGE às situações, você poderá AGIR PROATIVAMENTE de tal maneira a construir à tua volta um ambiente que vale a pena viver nele.

Da próxima vez que você “perder o controle” pense: “eu já tinha decidido ANTES sobre isso?” Se a resposta for “não”, decida-se JÁ, antes da próxima vez. Se a resposta for “sim”, bacana, você acaba de descobrir uma área na qual você pode prestar mais atenção e se aprimorar, mas isso é assunto para outro post.

Já perdeu o controle alguma vez? (Quem não perdeu?) Deixe aqui os teus comentários. Se você conseguiu se controlar diante de uma situação de pressão terrível e teve bons resultados por isso, compartilhe com a gente aqui ou no meu Facebook. 

Abraço a todos.

 

4 Responses to Super Power

  1. Bom, a poucos dias atrás tive um descuido e acabei não me controlando numa situação que acontece muito em casa, particularmente com minha esposa. Bom pra encurtar minha atitude acabou trazendo de volta nela o sentimento de medo. Eu me senti muito frustrado por mais uma vez tive um comportamento impróprio. Se você tiver alguma dica gostaria que dividi-se comigo. Obrigado por me ouvir.

  2. Um caso real que vai totalmente na mesma direção do post acima ocorreu com a minha esposa que havia sido hostilizada pela recém chegada gerente e que, ao invés de responder aos insultos (sim, ocorreram até insultos), resolveu simplesmente dizer para a pessoa que aquela não era uma postura profissional, muito menos educada com a qual ela estava acostumada a conviver com gestores anteriores. No dia seguinte a gerente reconheceu o erro e foi além: passou a se aproximar da minha esposa e quando percebeu que se tratava de uma pessoa séria, profissional e que tinha um auto controle incrível, a promoveu a coordenadora. Hoje minha esposa coordena um grupo de 30 pessoas e faz as reuniões diretamente com os maiores clientes da empresa.

Leave a reply